segunda-feira, 19 de novembro de 2012

QUE VENHA O DIA DA CONSCIÊNCIA HUMANA!


Certa ocasião, que já faz um tempo. Escrevi, em época de estudante,  algo que chamaram de poesia e o título é: “SILÊNCIO”. Não recordo toda a poesia, mas sei que começava assim:

“Emudeci. Esgotara-me as palavras. Emudeci diante desse silêncio fúnebre estarreci. Quando vi o homem de sacola cheia esbarrar na barriga vazia do menino pobre.....” (1º lugar - 1985, festival de poesia do CCAT)

 Sinceramente, não quero recordar o final da poesia, apesar de estar registrada e bem guardada. O que quero lembrar com essa história é que pouca coisa, para não dizer quase nada, mudou aqui, nesse país de gente carente,  de tudo quanto é espécie de carência.  

 País que tiveram que criar leis específicas, porque a Constituição Federal não bastou. Então, que se respeitem a criança, ECA! Respeitem, por favor, os idosos, e,  também as mulheres, cuidado, existe agora a Lei 11.340.

Pensávamos que algo iria mudar na época das diretas, dos caras pintadas, que me perdoem, mas o equívoco aqui é tão imbecil que passeata para ser passeata tem que ser de Gay, passeata para ser passeata que dê IBOPE tem que ser a favor da maconha, porque passeata contra a corrupção é pouca vergonha, não é gente?!


Bem, mas parece que as coisas agora vão começar a mudar,  após o mensalão, já se ouve falar até em reforma penitenciária. Seria ótimo. Quem sabe decidem  fazer a tão esperada reforma penitenciária, criando presídios hotéis “cinco estrela”, porque se a coisa pega "eles" vão ser bem frequentados.

Só mesmo apelando para a justiça divina por que a dos homens já naufragou há muitos e muitos anos...Aliais, parece que ainda estamos no navio negreiro.

Um bom dia da consciência negra, e que fique a sugestão para que venham também o dia da consciência de uma política que emana do  povo e para o povo!
 
Naila Márcia de Freitas

 

Nenhum comentário: