sábado, 15 de dezembro de 2012

RECONSTRUÇÃO DOS MUROS


RECONSTRUÇÃO DOS MUROS
 
 
Quando Neemias viu a necessidade do seu povo e de sua cidade ele era  um simples copeiro do rei. Porém havia algumas diferenças nesse copeiro anônimo, p. ex.:

1 ) Ele era simples. A simplicidade de Neemias é visível e, pode ser observada  quando o rei ao vê que Neemias estava triste, lhe questionou a respeito de alguma doença, ou de alguma tristeza que transparecia no semblante de Neemias. O rei sabia que seu copeiro não era pessoa de representar.

2) A humildade. Neemias sabia de sua posição, ele não se sentia humilhado, apenas ele era o copeiro, ele não era o rei. Ele não confundia as posições, tampouco almejava estar em posição contrária, e aproveitou a oportunidade, ou seja, Neemias tinha atitude, e no momento em que o rei lhe oferece ajuda e lhe questiona o seu semblante caído, Neemias não esconde do rei a sua real necessidade, a tristeza que estava em seu coração, em que se encontrava o seu povo e, não hesita em  pedir ajuda.

3) Solidário e amigo.  Neemias,  tinha uma grande virtude, talvez a mais importante da história da reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias  era amigo do seu povo, ele se preocupava com o sofrimento de seu povo. Ele era solidário. Demonstra que mesmo longe por circunstâncias de trabalho, Neemias não se esqueceu de seu povo, de suas origens. O que ocorre com muita facilidade, entre nós, quando nos afastamos de nossa cidade, ou dos nossos familiares, amigos, e quando estamos distantes esquecemos também de nossos sentimentos e afetos que antes era tão presentes. Com Neemias não foi assim, ao contrário, ele lembrava e sentiu uma tristeza terrível ao ser informado  que o seu povo sofria.

4) A sabedoria e o segredo. Finalmente, aqui percebemos que  Neemias guardava em seu coração  o seu propósito. Neemias sabia que só quem  poderia lhe ajuda era o rei, então ao se apresentar ao rei demonstra que está triste,  o que de fato era verdadeiro, e abre para o rei o seu problema, ou seja, é desnecessário sair por aí contando o que se passa conosco a pessoas que não poderão nos oferecer ajuda. Devemos ir à pessoa certa. Neemias ensina também que não perdeu tempo, foi à pessoa certa e pediu que lhe enviasse referências aos governadores, ou seja, para que as portas lhe fossem abertas ao caminho de sua missão, que era reconstruir os muros de Jerusalém.

5) Determinação e coragem. Neemias  não deu atenção as más notícias desanimadoras que o seu inimigo Sambalate lhe envia, além de arder de ira e de zombar de Neemias, Sambalate ainda diz: “que faz esses fracos? Mas Neemias não se abala  porque ele sabia que DEUS o fazia forte. DEUS estava no controle, não seria as más notícias que iriam lhe fazer retroagir. Enfim, Neemias constrói os muros com a ajuda do seu povo, com a unidade e com a união de quem cria na determinação e no sonho real de Neemias.  Bem diferente de um “sonhador”, Neemias tinha  projetos e confiava os seus projetos a DEUS. Neemias incluía o seu povo ao seu projeto. Neemias não queria benefícios somente para ele, mas a diferença era justamente quando ele incluía o povo em seus projetos.

Que 2013, seja o ano da reconstrução dos “muros” caídos, dos corações feridos, das mentes abaladas por tantos sonhos destruídos, por NÃO serem os sonhos de DEUS para nós. Porque os sonhos de DEUS para os seus filhos não serão frustrados, jamais!

Que 2013, venha para que estejamos mais perto do Reino de Deus e que as más notícias não venham nos desviar do alvo que é CRISTO, ao contrário nos dê a coragem de Neemias e do povo que seja chama “... a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
1 Pedro 2:9 
Portanto....“...Ide , e comei as gorduras , e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque  esse dia  é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força!” Neemias 8: 10


FELIZ 2013!
Naila Márcia de Freitas Carvalho

Nenhum comentário: